quinta-feira, 28 de fevereiro de 2013

CERIMONIA DA MÃE-TERRA




A primavera é uma estação onde a vida que estava dentro do útero da Mãe-Terra desperta e mostra o seu resplendor. Estamos caminhando para o equinócio de outono.

Faz parte de nossa existência celebrar a passagem do tempo
Segue uma cerimônia para agradecermos à Mãe-Terra por todas as dádivas que ela nos dá, e renovarmos nossos pedidos para este novo período.

Estabeleça um local apropriado para a cerimônia. Ela poderá ser feita no campo, jardim, quintal, onde possa ser cavado um buraco na terra, com uma profundidade de aproximadamente 40 centímetros e a circunferência de um balde comum.

Dispostas em círculos, bem ao redor do buraco, coloca-se as oferendas, que podem ser:

1- Um copo com leite
2- Pequenas pedras ou cristais (casquilhos)
3- Um pratinho com ervas medicinais (alecrim, alfazema, manjericão, etc).
4- Um copo com água.
5- Um chumaço de algodão, ou penas.
6- 4 pitadas de tabaco.
7- Um pratinho com cereais (milho, aveia, etc).
8- 2 colheres de sopa de mel
9- Um pratinho com sementes (girassol, milho, etc.)
10- Um pratinho com pétalas de flores
11- Um frasquinho de perfume.
12- Um copo com vinho
13- Um saco com farinha de milho
14- Uma muda de planta (qualquer planta).

Limpe bem o local da cerimônia.
Os participantes poderão trazer frutas para trocarem com os outros participantes ao final, quando se faz uma pequena festa.
É interessante (se o local permitir) que cada participante, ao final da cerimônia, plante uma muda de uma planta qualquer.
As mudas e as frutas poderão ser colocadas no lado de dentro do círculo, geralmente arranjadas em cima de folhas de bananeira ou telhas.

Deverá ser feita uma pequena fogueira ao lado. Você deve nomear um Guardião do Fogo, (ele mesmo se apresentará) que deverá ser a única pessoa a mexer com a fogueira (ver mais detalhes no ritual do fogo).
Faça a cerimônia de limpeza no local e em cada participante antes de iniciar o ritual. ( defumação)

Orientação para quem estiver dirigindo a cerimônia :

Usando as suas próprias palavras coloque para o grupo a intenção da cerimônia, que deve ser bem compreendida por todos. Fale sobre a importância de preservar a natureza. De cuidar da saúde do planeta. Do respeito e do amor para com a Criação.
Peças autorização ao Criador e ao Universo para iniciar. Evoque os poderes dos elementais, das forças da natureza. Peça proteção ao seu Anjo Guardião .

Peça aos participantes para sentarem-se em círculo ao redor do buraco.

Iniciando ( fala do condutor )

Respirem profundamente. Ao inspirar vocês se carregam de energia, ao expirar vocês soltam estresse. Respirando profundamente e ficando em silencio total, inclusive dos pensamentos.

Passo 1 – Leitura do Gênesis (Bíblia) – A Criação do Céu e da Terra ( Gênesis 2,2.2,2.3)

Passo 2 - Evocar o Anjo da Terra

Fechar os olhos e visualizar que de seus pés saem raízes ligando você com a Terra e do topo da sua cabeça filamentos de energia que te ligam ao céu. Visualize que as energias se encontram em seu coração ( Céu e Terra).

Evoque a presença do seu Anjo da Guarda e sinta a presença do Anjo da Guarda de todos os participantes.
Volte sua face para a Direção Leste do Círculo evocando a Luz e Fogo do Arcanjo Uriel, no Sul a presença do Amor do Arcanjo Gabriel, no Oeste a saúde e cura do Arcanjo Rafael e no norte sabedoria e proteção do Arcanjo Miguel.

Dêem as mãos uns para os outros e chame vigorosamente pelo Anjo da terra. Todos juntos harmonizando a respiração e sentindo a presença do Anjo da Terra e evoque:

- Anjos da Terra! Peço que a atmosfera da Terra seja purificada. Que o nosso planeta seja protegido e que todas as belezas criadas por Deus se mantenham intactas para que as próximas gerações possam também contemplar a beleza deste planeta, dar graças ao Criador.

Passo 3 : Início das oferendas

- Oh ! Criador. Oh Universo ! Oh Mãe Terra.
Grande mistério por trás de tudo que tem vida.Em nome do equilíbrio, da harmonia, do amor, da fé, da paz, da justiça, da prosperidade, do bem, da verdade. Agradecemos através dos símbolos destas oferendas ( apontar para elas) o privilégio de participar da Criação Divina e expressamos o nosso amor à Mãe Terra e a todas as suas crianças.

Nota : O condutor poderá para que cada participante, no sentido horário, faça uma oferenda. A cada oferenda é feita uma fala, e o participante coloca a oferenda no buraco.

Fala do condutor:

- Oh. Mãe Terra! Oferecemos o leite que representa o Mundo Animal, a maternidade, o afeto e a nutrição.
- Oh Mãe Terra! Oferecemos pedras (cristais), que representam os seus registros, o magnetismo, o Mundo Mineral. As montanhas e os vales. A prosperidade e a riqueza.
- Oh Mãe Terra! Oferecemos as ervas que representam o Mundo Vegetal, a cura, os seres plantas, seus primeiros filhos. As árvores, florestas, bosques e campos.
- Oferecemos a água. Que simboliza a nutrição de tudo o que nasce sob a Terra. A fertilidade, a limpeza e purificação. Os seres das águas. Os rios, lagos, cachoeiras, mares, oceanos. As emoções e a sensibilidade.
- Ofertamos o algodão (penas), simbolizando os Seres Alados., o ar que respiramos, a brisa que nos refresca, e os ventos que fertilizam a Terra. As nuvens, o Céu, a Mente.
- Ofertamos o tabaco, simbolizando o Homem honrando: sua Mãe e Pai, seus espíritos, todas as nossas relações e o fogo.
- Ofertamos cereais, simbolizando a abundância e o sustento.
- Ofertamos mel, o Néctar da Terra. Adoçante primordial da vida e fonte de energia.
- Ofertamos sementes, simbolizando a esperança e o futuro.
- Ofertamos flores, simbolizando o amor, a beleza, a paz.
- Ofertamos perfume, simbolizando o aroma, a essência.
- Ofertamos o vinho, que simboliza a alegria, a comunhão, a união.

Se pessoas ficaram sem oferendas, eles oferecem a farinha de milho.

O Condutor Saúda :

- As quatro direções, e os quatro elementos. As forças da natureza ( relâmpago, trovão,chuva,vento,arco-íris). Todas as formas de vida ( que voam, que rastejam, que nadam, que andam, que correm, que pulam, que crescem imóveis), as visíveis e invisíveis aos nossos olhos..
- A todos os seres que já passaram sobre a Terra. Ao Sol, fonte de vida e energia, vontade. P princípio masculino, o ouro. A luz do dia que nos permite ver as belezas da Criação Divina.
- A Lua, ressurreição e regeneração. Morte e renascimento. O psiquismo. O princípio feminino, a prata. A escuridão que nos permite ver as estrelas.
- Ao Equilíbrio Sagrado Yin e Yang. Masculino e Feminino.

Depois seguem as louvações de acordo com o sistema de crenças:
Jesus Cristo, Mãe Maria, São José, Buda, Krishna....
Antes do encerramento poderão ser entoadas canções de poder, mantras, decretos, orações......

Ao encerrar o condutor fecha o buraco com a própria terra escavada e planta no centro uma muda de planta. Após isso as pessoas fazem sua cerimônia pessoal. Plantam suas mudas e fazem os seus pedidos.

Nenhum comentário: