domingo, 24 de fevereiro de 2013

A Mulher Pensamento




Rosane Volpatto

Sempre que se lê ou se analisa uma lenda ou mito indígena, se deve ter consciência que a realidade experimentada pelos povos tribais, não é a mesma dos povos Ocidentais e, conseqüentemente, este tipo de literatura refletirá suposições e opiniões básicas sobre um universo que o leitor ocidental não identificará como familiar.

As culturas ocidentais tendem a separar o material do espiritual e sobrenatural, quando os índios americanos o material e o espiritual são expressões de uma mesma realidade.

No pensamento do índio americano deus/deusa são qualificados como espírito, mas há outros seres espirituais sagrados. De fato, todos nós somos mais espírito que corpo, mais espírito do que intelecto, mais espírito que mente. E há, algumas mulheres que são a espinha dorsal de muitas culturas.

Algumas são consideradas heroínas culturais, outras identificadas com a Mãe-Terra, outras com o Pai céu. Algumas são atemporais e sagradas e estão sempre presentes, enquanto outras são seres mortais que, quando a situação exige, assumem funções sagradas.

Leia mais aqui: http://www.xamanismo.com.br/Universo/SubUniverso1191188200It007

Nenhum comentário: