sexta-feira, 29 de junho de 2012

As palavras feng e shui significam, respectivamente, vento e água. É uma técnica milenar chinesa de harmonização dos espaços em que vivemos e que nos afetam, de modo positivo ou negativo. Em outras palavras, é a arte de viver em harmonia com a terra.
Não há relatos de quando essa técnica teve início, mas sabe-se que há mais ou menos cinco mil anos os chineses acreditavam que, se você construísse sua casa no lugar certo, teria uma vida de contentamento, felicidade e abundância. E para que vivamos bem, precisamos estimular a entrada da maior quantidade possível de ch´i, a energia vital, nos ambientes da nossa residência ou trabalho.

Escolas

Escola da Forma

É a mais antiga, e baseia-se principalmente na avaliação geográfica da paisagem. Usa o sentido da visão para detectar figuras, cores e texturas e, em seguida, interpretar seus significados para a condição humana.

Escola da Bússola
Surgiu depois da invenção da bússola, e não é muito seguida hoje em dia. Seleciona os melhores espaços para viver baseada em cálculos feitos através do instrumento magnético.

Escola do Chapéu Negro

Foi desenvolvida por Thomas Lin Yun, mestre do budismo tântrico tibetano. Segundo seus estudos, o Feng Shui deve considerar não só as cores, as formas e os pontos cardeais, mas também a relação psicológica entre o homem e o seu ambiente.
Lin Yun apóia-se no ba-guá como seu instrumento principal e o utiliza de uma maneira simples: alinha a porta principal com o lado referente ao guá do trabalho. É nesta escola que baseamos as informações a seguir.

5 elementos

No Feng Shui utilizamos os cinco elementos tradicionais da astrologia chinesa: madeira, fogo, terra, metal e água. Os chineses acreditam que tudo no universo pertence a um desses cinco elementos, que representam os cinco modos diferentes pelos quais a energia ch'i se manifesta. O ano de seu nascimento determina qual dos elementos é o mais importante para você.

Os cinco elementos seguem uma certa progressão. No ciclo construtivo, a madeira queima e cria o fogo. Depois que o fogo se apaga, o resultado é a terra. Da terra se obtém metal (ouro, prata, etc.) e quando este se liquefaz, simbolicamente produz a água. Finalmente a água nutre a madeira, e está criado um círculo de energia que se movimenta ininterruptamente.

Fonte: http://www.portalsaofrancisco.com.br/alfa/feng-shui/index.php#ixzz1zE0f7Pxj

Nenhum comentário: