domingo, 16 de novembro de 2014

Hierarquia Sistémica

Pergunta: "Muitas famílias de hoje são segundas ou terceiras famílias. Por exemplo, quando o homem e a mulher tiveram relações amorosas anteriores e trazem filhos para a nova relação, qual é a ordem de prioridade?"

Resposta de Bert Hellinger: "Esses pais, foram pais dos seus filhos, antes de formarem um casal. O amor para com os seus filhos [das relações anteriores], não são uma continuação do seu amor um pelo outro, como homem e mulher, porque eles já eram pais antes de serem um casal.

Nestas situações, os novos parceiros devem reconhecer que o amor aos seus filhos [anteriores] veio antes do amor pelo novo parceiro e que o grande amor e a maior dedicação tendem a fluir para os filhos [anteriores] (e naturalmente, através das crianças, para o anterior parceiro também).

Se ambos os parceiros aceitarem esta hierarquia do amor, então o seu amor pode florescer [como casal]. Mas quando um dos parceiros do novo casal diz ao outro: «eu quero vir em primeiro lugar, antes dos seus filhos», então o novo amor fica em perigo e não resistirá por muito tempo.

Quando um casal traz filhos para a sua nova relação e tem depois filhos, a sequência é que primeiro eram pais dos filhos anteriores, depois um casal e só então, pais dos seus próprios filhos. Os casais que respeitam esta sequência natural de tempo e a sua relevância, podem evitar, e resolver, um dos grandes conflitos neste tipo de famílias."

Nenhum comentário: