segunda-feira, 13 de janeiro de 2014

O amor segue a ordem



Se conhecermos algo sobre as ordens do amor, o nosso amor e os nossos relacionamentos têm mais possibilidades de se desenvolverem plenamente.
A primeira ordem do amor no relacionamento entre um casal é que homem e mulher - mesmo que diferentes - são equivalentes. Se isto for reconhecido por eles, o seu amor tem chance maior.
A segunda ordem do amor é que o ato de dar e receber precisa ser equilibrado. Se um dá mais que o outro, o relacionamento fica conturbado. Ele precisa desse equilíbrio. Se a necessidade pela compensação entre dar e receber andar junto com o amor, um parceiro dá ao outro um pouco mais para compensar, após ter recebido alguma coisa. Assim a troca entre o casal cresce e, com ela a felicidade conjunta.
Esse desejo de compensação existe também pelo lado negativo. Se um parceiro causar algum mal ao outro, este tem o desejo de também lhe causar algum mal, sente-se machucado. Assim sendo, também se acha no direito de machucar o outro. Esse desejo é irresistível.
Então muitos que sofreram alguma injustiça sentem-se no direito de causar algum mal ao outro também. Aqui então se acrescenta mais um ponto ao desejo de compensação: a sensação de que através da injustiça que me foi causada eu obtenho direitos especiais. Então, não só causamos ao outro o mesmo mal que ele nos causou e sim, um pouco mais. Como causamos um mal um pouco maior ao outro, ele se sente no direito e retribuir novamente e , como se sente no direito, causa um mal um pouco maior. Assim intensifica-se a compensação pelo mal dentro de um relacionamento. No lugar da felicidade cresce a infelicidade num relacionamento desse tipo. Reconhecemos a qualidade de um observando se a compensação de dar e receber se efetua principalmente no bem ou no mal. A questão é: que seria a solução? Existe solução? A solução seria voltar a troca do mal para a troca do bem. Como, porém isso pode funcionar?
Para isso existe um segredo: vingamo-nos do outro com amor. Isso significa que lhe causamos mal, porém, um pouco menor. então termina a troca do mal, e ambos podem voltar a dar e receber o bem. Esta é uma ordem importante do amor. Se a conhecermos e agirmos de acordo podemos mudar muito para o bem dentro de um relacionamento.

Bert Hellinger - Histórias de amor - Ed. Atman

Nenhum comentário: