terça-feira, 6 de novembro de 2012

Propriedade da Cor




A luz afeta tanto o corpo físico como o etérico. As variações do impacto da luz  sobre os olhos, afetam a atividade muscular, mental e nervosa. Testes mostram que, sob luz comum, a atividade muscular é considerada normal, aumentando, ligeiramente, quando exposta a luz azul. Com a luz verde, aumenta um pouco mais, e com a amarela, eleva-se em quase um terço. Sujeitando-se uma pessoa à cor verde, durante cinco minutos, altera-se sua atividade mental e física. A ação da cor é específica. Cada cor reage e atrai, para o corpo, uma corrente especial de energia vital, extraída do ambiente.(parte integrante da apostila do curso de cromoterapia - Fatima João)


As Cores

A melhor definição, que encontramos sobre as cores é; “Fenômeno físico da luz e da visão, associado aos diferentes comprimentos de onda na zona visível do espectro. Só os humanos e alguns animais têm a percepção da cor.”
Em um prisma, o vermelho é o que tem o maior comprimento de onda e o que menos se refrata e vibra mais rapidamente. Já o violeta, tem o menor comprimento de onda e é o que mais se refrata (inclina-se mais) e vibram mais devagar, estas vibrações podem ser consideradas energias.
O preto e o branco são as polaridades (-) e (+) respectivamente. Segundo Newton, a luz branca contém e reflete todas as cores; o preto pode ser definido como ausência de luz e absorve todas as cores.
Ex: um objeto verde absorve todas as cores e reflete o verde.
O processo de absorção e reflexo é o que determina se as cores são quentes ou frias.
Cores quentes: vermelho, laranja e amarelo.
Cores frias: azul, índigo, violeta.
Neutra: verde.

Nenhum comentário: