sábado, 15 de outubro de 2016

AJUDAR PARA ALÉM DOS AJUDANTES

"Existe uma espécia de psicoterapia e também uma espécie de Constelação Familiar com a qual se procede segundo o seguinte princípio: qual o problema?

Então olhamos para a solução e quando temos a solução, terminou. É um procedimento válido. Muito frequentemente também dá certo.

De repente, vemos a solução. Encontramos também uma frase de solução que traz algo em movimento na alma, e todos podem se recostar e dizer: foi bom. E o terapeuta pode pensar: fiz bem. Ele também fez isso muitas vezes. Esse é um lado. É possível que seja assim quando o problema é mais superficial.

Contudo, quando se trata dos grandes movimentos, dos movimentos bem grandes de vida e morte, algo fica visível e deixa bem para trás aquilo que pensamos que era a solução. Aqui atuam as forças do destino.

Nós vemos isso, mas ninguém deve interferir, por exemplo, para procurar uma boa solução. O movimento em sí é que é grande. Quando vimos isso e entramos nele e deixamos que ele atue, isso é a grandeza. Isso tudo acontece para além dos ajudantes. a eles foi apenas permitido verem algo grande e puderam ser tocados por ele. Isso é tudo."

(Bert Hellinger no livro Ordens da Ajuda)

Nenhum comentário: