domingo, 12 de maio de 2013

Preparação para Meditar




Todos nós temos o potencial para obter realizações na meditação:

Essas potencialidades são como sementes no campo da nossa mente e meditar é como cultivar essas sementes. Porém, nossa prática de meditação só será bem-sucedida se antes fizermos boas preparações.

Quando queremos plantar, precisamos fazer cuidadosos preparativos. Primeiro, removemos do solo tudo que possa obstruir o desenvolvimento das plantas, como pedras e ervas daninhas. Em segundo lugar, enriquecemos a terra com adubo para fortalecer as plantas e sustentar seu crescimento. Por fim, providenciamos o calor e a umidade necessários para que as sementes germinem e as plantas cresçam.

Do mesmo modo, para cultivar nossas plantas interiores, as realizações de Darma, também começamos com cuidadosos preparativos.

Primeiro, purificamos a mente para eliminar o carma negativo que acumulamos no passado, porque se não o fizermos, esse carma obstruirá o desenvolvimento das nossas realizações de Darma. Em segundo lugar, fortalecemos nossa mente por meio da acumulação de mérito para que ela sustente o crescimento dessas realizações. Por fim, precisamos receber as bênçãos dos seres sagrados para ativar e sustentar o desenvolvimento das nossas realizações.

É muito importante receber bênçãos. Quando plantamos, por exemplo, não basta remover as ervas daninhas e fertilizar o solo, também temos que providenciar a umidade e o calor adequados. São eles que vão fazer germinar as sementes, sustentar o crescimento das plantas e permitir que amadureçam. Do mesmo modo, ainda que tenhamos purificado a mente e acumulado mérito, será difícil meditar com sucesso se não recebermos as bênçãos dos seres sagrados.

Receber bênçãos é o que transforma nossa mente, porque estimula nossos potenciais virtuosos, sustenta o crescimento de realizações e nos permite concluir nossa prática de Darma.

Vemos, assim, que o sucesso da meditação depende dessas três preparações essenciais: purificar negatividades, acumular mérito e receber bênçãos.
https://www.facebook.com/conviteaossentidos.spa

Nenhum comentário: