sábado, 11 de abril de 2015

Significado Gnóstico da Pascoa


  A Páscoa é um dos dias principais do calendário cristão, que comemora a ressurreição de Jesus após sua crucificação. No Ocidente, a Páscoa é celebrada no domingo seguinte a lua cheia seguinte, após o equinócio da primavera no Hemisfério Norte (entre 22 de março e 25 de abril).
Este Dia Santo é, na verdade, muito mais antigo do que o cristianismo. O nome "Páscoa" é derivado do nome "Ostara", e, em anglo-saxão, Eastre, ou Eostre, a deusa da primavera, fertilidade e do sol nascente. Este nome é uma variação sobre o nome de Ishtar, a deusa babilônica e assíria do amor e da fertilidade.
Em toda a Europa foram comemorados rituais e sacrifícios, em reconhecimento do movimento na natureza da morte (inverno) para a vida (primavera). Essas tradições foram gradativamente absorvidas pelos movimentos cristãos evangelizadores. Mas o movimento do Sol, em sua marcha triunfante para o céu, tem sido celebrado por pessoas de todo o mundo. O valor espiritual da Páscoa é refletido nas tradições e mitologias de muitas culturas e religiões, os quais simbolizam o significado esotérico ou raiz: o triunfo de Cristo sobre o ego do buscador penitente.

Nenhum comentário: