A Flor Lírio e as Essências Florais desta Flor
Por Rosangela Vecchi Bittar
"Olhai os lírios do campo; eles não trabalham nem tecem; no entanto eu vos digo:
mesmo Salomão, em toda sua glória, não se vestiu como um deles".
(Palavras de Jesus, no Evangelho segundo São Matheus)
O lírio sempre foi visto como o símbolo da pureza e é uma das flores mais antigas do mundo. Pode ser encontrado em pinturas nas paredes dos palácios da Grécia Antiga, onde era dedicado à Hera. O lírio é relacionado à Virgem Maria, em homenagem à sua pureza e, talvez por esse motivo, seja muito usado em buquês de noiva e em festas religiosas. Na alquimia, fabricava-se um perfume mágico a partir desta flor, que era usado para queimar no recinto onde se realizavam ritualísticas. Também existia uma crença que a flor ajudava a reconciliar os amantes: um pedaço do seu bulbo teria o poder de reaproximar os namorados que romperam as relações. Narra a mitologia, que a conselho de Minerva, Juno deu seu seio a Hércules, que havia sido abandonado no campo por Alcimene, sua mãe. O jovem herói teria sugado o seio com tanta força, que o leite esguichou em grande quantidade. As gotas que se espalharam no céu formaram a Via Láctea e as que caíram na terra transformaram-se em lírios. Outra curiosidade sobre esta flor é que no século XVII, o lírio era usado para decorar igrejas em homenagem à Virgem Maria, como símbolo de sua virgindade. Antes, porém, retiravam do lírio os órgãos masculinos e femininos (estames e pistilos), pois só assim a flor seria "verdadeiramente virgem". O lírio está incluído numa antiga lista de plantas consideradas mágicas, que teriam o poder de proteger contra bruxaria: dentro de casa, transformaria as más vibrações, e no jardim, funcionaria como uma barreira contra energia negativa.
Das diversas espécies de lírios são produzidos vários sistemas florais, com suas cores, subespécies citamos abaixo alguns deles não pretendemos esgotar todos que existem na atualidade! Cada qual com sua cor, brancos, amarelos, avermelhados etc...alguns tem cheiro....
Floral Alpine Lily Califórnia - Indicada para mulheres sensíveis que, ao longo da vida, por se sentirem vulneráveis, evitaram encarnar plenamente sua feminilidade e magnetismo, em termos do seu corpo de mulher. O resultado disso é que o corpo feminino, a nível físico, expressa menos vitalidade e exuberância. Essa falta de vitalidade pode até afetar a saúde dos órgãos femininos, como consequência de uma energização deficiente. À medida que os medos da vulnerabilidade vão sendo trabalhados, essa essência chega para ajudar, tornando possível um movimento de “apropriação” de toda a força de “fêmea”, que é incorporada à expressão mais vívida e elevada da mulher.
Floral Calla Lily California - traz clareza quanto a identidade sexual, auto-aceitação, equilíbiro entre as energias masculina e feminina.
Floral Easter Lily California - Tensão na identidade sexual; valores ou experiências sexuais conflitantes; cisão na psique entre a virgem e a prostituta. Contradição interna quanto a crença de que a sexualidade é suja, tem medo, vergonha. Concede a dádiva da entrega sem culpa. Atua nos distúrbios dos orgãos sexuais e glandulas reprodutoras. Frigidez, masturbação exarcebada são alguns exemplos.
Floral Easter Lily Pacific Essence - Esta essência floral encoraja a livre expressão do Eu; elimina máscaras sociais, duplicidade, ilusão, integra diferentes aspectos da personalidade. Traz a dádiva da autenticidade, atua na sindrome pré-mentrual e outros desequiíbrios ginecológicos. Atua nos meridinaos: Rins, Bexiga o elemento água é responsáel pela reserva de energia corpo/mente concede capacidade de adaptação em situação de estresse. Atua nos chacras do coração, coroa e frontal.
Floral Lilium do Sistema Minas - Ajuda a harmonizar e purificar as manifestações dos aspectos psíquicos femininos e masculinos tanto no homem quanto na mulher. Para as situações de conflito geradas pela necessidade de conciliar maternidade ou paternidade e carreira profissional. Para quando há conflitos no casal devido às dificuldades de se estabelecer os papéis masculinos e femininos na relação. Para os pais agressivos com os próprios filhos devido à sobrecarga nas responsabilidades e afazeres matriarcais ou patriarcais, ou devido ao aprisionamento ou bloqueios na sexualidade. Útil quando há revoltas com a necessidade de submissão, dependência e proteção, principalmente entre casais. Para as pessoas que vivenciam uma sexualidade exacerbada. Para o narcisismo, o sensualismo, a exibição corporal mórbida, a incontinência sexual, a compulsão por orgias e masturbação, o uso e abuso de recursos físicos e psíquicos em magias e encantamentos lascivos, sedutores e eróticos. Para distúrbios associados a pesadelos eróticos e poluções noturnas. Lilium sublima as energias primitivas e instintivas, permitindo um desabrochar superior e criativo do ser. Desenvolve a nobreza, favorece um juízo mais equilibrado, trabalha a equanimidade e uma possível e desejável “inalterabilidade ativa” frente a qualquer evento ou prova. Ajuda a qualificar gradativamente a natureza do relacionamento com a vida, proporcionando um “agir sem agir” ou um “deixar acontecer ativo”, onde o controle se instala no nível do Eu Superior. Lilium favorece a constância emocional, evitando flutuações extremas de alegria e decepção.
Floral Lirio da Paz Sistema SGM - A essência floral Lírio da Paz nos protege de envolvimentos prejudiciais remove os obstáculos de forma amorosa, para que possamos realizar o propósito de nossa Alma. Sua energia trabalha equilibrando todos os chacras, principalmente, purificando o chacra coordenador. Este floral traz a paz interna, afasta a negatividade, a ansiedade, a depressão e a tristeza. Vem nos proteger e reconectar com nossa divindade interna
Como cuidar do seu vaso de lírio
O lírio em vaso requer um local com boa iluminação, evitando o sol nas horas mais quentes do dia. Não deixe o substrato (a terra do vaso) secar completamente, molhando sempre que necessário, até que água saia pelos furos de drenagem do vaso; mas evite que a água se acumule no pratinho. Para fazer com que o lírio em vaso floresça novamente, o procedimento é complicado e não é garantido o sucesso. Quem desejar tentar, deve seguir uma série de passos:
1. Após a morte das flores, continue regando o lírio por mais 3 meses, depois pare de colocar água e espere que as hastes sequem completamente;
2. Uma vez que as hastes estejam secas, retire os bulbos do vaso, coloque-os em um saco plástico perfurado, preenchido com material inerte (perlita, por exemplo) úmido. Coloque este saco plástico com os bulbos na parte menos fria da sua geladeira (onde são colocadas as verduras) e deixe lá por cerca de 4 meses. Cuide para manter os bulbos úmidos. Evite choque entre os bulbos e também o choque dos bulbos com outros objetos, pois há perigo de machucar os bulbos e os ferimentos são portas para a entrada de doenças.
3. Passados os 4 meses, retire os bulbos da geladeira de plante-os. Deixe nos primeiros 10 dias em local bem fresco e arejado. Quando os brotos estiverem surgindo, leve o vaso para um local bem iluminado. Regue sempre que a terra estiver seca.
4. Se tudo der certo, entre 2 e 3 meses os bulbos florescerão.
Nenhum comentário:
Postar um comentário