quinta-feira, 20 de agosto de 2015

Xamanismo e Endorfinas


Os métodos alternativos ativam a segregação de endorfinas em nosso corpo. Não só aliviam a dor, mas colocam o organismo inteiro em um estado de relaxamento no qual a energia, ou KI possa atuar livremente e curar doenças.
A felicidade, satisfação é a descoberta das encefalinas, das quais fazem parte as endorfinas. A felicidade é o efeito do fluxo correto de endorfinas em nosso interior.
Uma das técnicas mais eficazes na hora de estimular a secreção de endorfinas é, precisamente a massagem.
As encefalinas são substâncias naturais sintetizadas pelo organismo humano que, entre outras coisas, aliviam a dor. Elas são mais potentes que a morfina.
As endorfinas exercem importante papel neurotransmissor no sistema nervoso central, diminuem o impulso nervoso.
Os rituais do xamanismo universal nos trazem uma atmosfera de mudança, o alinhamento com o espaço sagrado, onde nós podemos ouvir nossos corações. Quando entramos em nosso espaço ritual, podemos sentir um estado alterado de consciência.
Nessas horas que estamos abertos para receber ideias, curas, direções criativas que chegam até as nossas mentes.
Criando rituais pessoais, caminhamos em direção ao desenvolvimento da alma. Rituais são momentos para auto-reflexão e profunda introspecção.
Quando você for profundamente no ritual, aprenderá sobre poder, reunirá poder e focalizará poder.
Os ritos de passagem honram a porta para uma nova vida, um casamento ou divórcio, sair de estudante professor, novo bebe.
As endorfinas transmitem informação nas sinapses ou conexões das células nervosas, agindo como verdadeiros mensageiros bioquímicos que aumentam ou diminuem a capacidade de comunicação dessas células. São transmissores de energia vital.
A imunidade geral = o conjunto de defesas do organismo, beneficia-se do fluxo correto de endorfinas.
Boas lembranças são um poderoso criador de endorfinas. Recordar situações prazerosas quando estamos relaxados, pode auxiliar-nos a liberar endorfinas.

Pode-se segregar endorfinas :
1 – Praticando relaxamento
2 – Forçando o organismo

Quando estamos relaxados, o consciente deixa de atuar 100% e o subconsciente aumenta a sua atividade. Nesse momento, o corpo regenera-se, células e órgãos pedem ao cérebro para serem abastecidas. Realiza-se então, uma espécie de restauração em todo o organismo.
Praticas como ioga ou meditação permitem relaxar sem perder a consciência.Estuda-se que nessa situação possamos ter visões, premonições ou mensagens telepáticas. Não se trata de nada anormal, são potencialidades inexploradas do ser humano que não conseguimos avaliar em virtude das circunstâncias estressantes em que transcorre nosso dia a dia.
O importante, é que este estado parece despertar em nós uma inteligência mais intuitiva que racional e com melhor conhecimento de nossas carências.
Quero destacar do xamanismo universal a medicina da imaginação, que pode ser aplicada com fundo terapêutico. O trabalho do xamã tem efeito direto sobre o paciente, ao criar imagens vívidas e induzir estados alterados de consciência, que conduzem a autocura.
De acordo com novas pesquisas da ciência, trabalho com imagens, tem o potencial de aumentar a capacidade do sistema imunológico no sentido de se contrapor às doenças. Estudos recentes demonstram que o sistema imunológico está sob controle direto do sistema nervoso central, particularmente as regiões do cérebro envolvido na transmissão da imagem corporal.
A cura para o xamã é uma questão espiritual, no sistema xamânico o problema básico não é o elemento externo, mas a perda de poder pessoal que permitiu.

Nenhum comentário: